PSICOTERAPIA

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

Proporciona a oportunidade de você se conhecer melhor, identificar pontos fortes e frágeis, desenvolver e aprimorar sua inteligência emocional, aprender encontrar estratégias de enfrentamento para situações difíceis. Ajuda no desenvolvimento de suas habilidades e na descoberta de novos significados para as situações que provocaram ou provocam sofrimento emocional e físico.

O psicólogo atua como um facilitador nesta jornada de descobertas e ressignificações, revendo, construindo novas crenças e valores. A abordagem utilizada é Terapia cognitiva – mais objetiva e breve e pode ser indicada para diferentes situações. A Psicologia Positiva contribuição para identificação das forças pessoais, desenvolvimento/aprimoramento dos aspectos saudáveis, e descoberta do proposito de vida.

No caso de transtornos psiquiátricos, é indicado que a pessoa seja avaliada por um psiquiatra, após o diagnóstico e início de tratamento medicamentoso, algumas pessoas se beneficiam muito com o tratamento em conjunto, pois os remédios diminuem e eliminam os sintomas físicos. A psicoterapia ajuda a pessoa a compreender a função de seu comportamento, a identificar quais pensamentos disfuncionais influenciam seus comportamentos. Auxilia, também no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e tomada de decisão.

PSICOTERAPIA EM GRUPO

É um processo que possui o mesmo objetivo que a psicoterapia individual, com a diferença que as técnicas e sessões são realizadas em grupo.  A pessoa poderá compartilhar com outras pessoas as suas angustias e dificuldades.

O trabalho em grupo é muito produtivo, pois as pessoas podem acompanhar e contribuir para a evolução do/a colega.

Os grupos podem ser formados por demanda específica, por exemplo: pessoas que apresentam medo de dirigir, depressão, obesidade, dificuldades de relacionamento, timidez, entre outras questões.

PSICOTERAPIA DE CASAL

A rotina excessiva de trabalho, a falta de diálogo, a falta de tempo para conversar, para realizar atividades, compartilhar experiências, entre outros problemas tem promovido o afastamento entre os casais. Geralmente um dos cônjuges percebe as dificuldades e propõe e/ou decide procurar ajuda.

O objetivo da psicoterapia é identificar as fontes dos conflitos do casal, as expectativas que não foram atendidas, ajudando o casal a compreender em que momento eles foram se perdendo um do outro.

No processo de psicoterapia de casal é importante que seja realizada algumas sessões de avaliação para conhecer as dificuldades que o casal está enfrentando e identificar se a demanda é mesmo para o casal ou para uma psicoterapia individual. Pois em alguns casos é mais adequado que cada um tenha seu espaço para falar sobre suas questões. Nestas situações, um dos cônjuges é encaminhado para outro profissional, pois não é produtivo para o processo que o mesmo psicólogo atenda em psicoterapia individual um casal.